03
ago

Alunos da Escola Municipal Ulisses Guimarães visitam Viação Castelo Branco

Os alunos da Escola Municipal Ulisses Guimarães, localizada em Campina Grande do Sul, conheceram na prática como são as atividades diárias da Viação Castelo Branco. Entre os trabalhos desenvolvidos pela empresa, os estudantes tiveram contato com manutenção, borracharia, lataria e pintura, conhecendo a história através dos veículos novos e antigos. Além dessas atividades, eles também acompanharam o funcionamento do sistema de gestão ambiental, como o sistema de reuso da água, captação de água de chuva e tratamento de resíduos. A visita dos estudantes aconteceu nos meses de junho e julho desse ano.

Segundo a supervisora do colégio, Danieli Allano Perrony Silva, em entrevista ao Portal Linkada News, a visita à Castelo Branco serviu de suporte para o fechamento do conteúdo que os alunos estão aprendendo em sala de aula. “Foi muito interessante, porque eles puderam unir o que veem nas aulas com a prática desenvolvida na empresa. Com o conteúdo pedagógico apresentado lá, as crianças viram a possibilidade de estar também cuidando do meio ambiente”, afirma ela.

Com a visita, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o papel do cidadão dentro dos ônibus. Um dos assuntos tratados foi sobre os lugares preferenciais nos coletivos voltados aos idosos; gestantes e deficientes, além da importância de cuidarem da estrutura dos veículos e também dos passageiros.

 

A responsável pela gestão da qualidade segurança do trabalho e meio ambiente da Viação Castelo Branco, Cristiane Adão, informou ao Portal Linkada News, que já passaram pela empresa, só nesse ano, cerca de dez escolas, com alunos entre seis e nove anos de idade. Ela explica que os estudantes conhecem um pouco da atividade feita no local de forma teórica, e após instrução fazem uma tour na empresa começando pelos modelos de veículos fretados, urbano e um veículo antigo com 41 anos, ali aprendem sobre evolução do transporte e o papel deles como cidadão.

Além disso, ela disse que esclarece aos alunos como é o processo de limpeza dos veículos. “Eu coloco as crianças num ônibus, eles passam pela escova e verificam o volume de água utilizada. Então, mostro a eles como é realizado o tratamento desta água, que se dá através da reciclagem e reuso da mesma. Depois levo-os até a oficina mecânica onde observam na prática como é a manutenção dos veículos e lá eles podem conversar com os funcionários. Por fim, na limpeza eles aprendem seus deveres como passageiros, como a importância de não pichar os ônibus; não grudar chicletes ou adesivos, sendo tudo focado na questão ambiental, social e aprendendo sobre as atividades no transporte coletivo”, finaliza.

Tiago Calistro de Souza, gerente operacional da empresa, afirmou que a Viação Castelo Branco sempre esteve de portas abertas a visitantes, sejam escolas públicas, privadas ou faculdades para que possam conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe. “Acreditamos sempre que com nossos trabalhos voltados ao meio ambiente, qualidade e segurança aos passageiros podemos transmitir que nosso intuito não é somente transportar passageiros, mas sim mostrar as pessoas como o fazemos e quão grande é o carinho e satisfação que prestamos nossos serviços”, diz.

Desta atividade participaram ao todo noventa alunos, sendo três turmas do quarto ano do ensino fundamental. A visita foi acompanhada pela supervisora da Escola Ulisses Guimarães e pelas professoras Luciléia, Katiane e Viviane. Para escolas que forem visitar a Viação Castelo Branco, a empresa disponibiliza um ônibus gratuitamente.